quarta-feira, 28 de maio de 2008

SER NEGRA



Ser Negra

CENAS (REAIS) COTIDIANAS


Ato I - Shopping

- Com licença, por favor, quanto custa essa blusa?
- Desculpe, eu não trabalho aqui.

ps.: (às vezes não entendo o porquê da educação. Porra!)

Ato II – Congresso

- Intervalo para a formação dos grupos de trabalho.
(e as intelectuais mais renomadas estavam no evento)
Café.
A diretora de uma universidade avança e diz:
- Pode me servir um café?
Depois de ver o crachá do credenciamento, a diretora e seu famigerado rubor servem o café pelas próprias mãos.

ps.: (ainda dizem que ‘carteirada’ não funciona...)

Ato III – Bar

- Vou ao banheiro e já volto.
- Por favor, posso tirar uma foto sua? Você é baiana?
- Rodo a minha saia, mas para dar as costas àqueles gringos.

ps.: (nem a cerveja deixam em paz)

Ato IV – Ainda no bar

4 mulheres: 2 negras e 2 brancas. Alguns homens vêm à mesa nos cumprimentar. Duas são cumprimentadas no rosto e as outras duas com um aperto de mão. Eram rapazes completamente desconhecidos a todas.

ps.: (alguém adivinha quem ‘ganhou’ o aperto de mão?)

Ato V – Um trabalho antigo

- Eu acho melhor você tirar suas tranças, não ficam bem no vídeo, mas eu não tenho preconceito, acho lindo. Só é melhor tirar.

ps.: (ai, esses achismos)




11 comentários:

Anônimo disse...

oi camis.. eu me lembro do último ato citado e o quanto isso foi mal.. enfim, enquanto as pessoas não se atentarem às diferenças e saber respeitar o direito de cada um, seja em ser expressar, em somente ser você, nós viveremos nesse mundo hipócrita, cheio de cinismos e falsidades..
bjs

Unknown disse...

É foda...

E depois dizem que existe a democracia racial no Brasil...

Beijo!

Carolina Cristina disse...

Esse mundo é tão cínico, hipócrita e mil adjetos grotescos a mais, que enquanto eles posam de "bons samaritanos" ditando regras de anti-racismo, anti-homofobia, etc, pensam que estão sendo eficazes, mas eles não deixam de ser preconceituosos.
Eu quero um mundo diferente onde esses preconceitos rídiculos não aconteça mais. Será que é pedir muito?
Bjos, Cam Cam, na bochecha!

Anônimo disse...

Camilinha!

Ali Kamel já disse: raças não existem, portanto não existe racismo, e portanto não existe preconceito ("Não Somos Racistas").
Eu adoro ler ele, pra saber exatamente a maneira como não se deve pensar...

Saudades!
Um aperto de mão, bem apertado em você!

Maíla Diamante disse...

Encontrei-a nos comentários do blog do Denis Forigo, em meio às belas mas doloridas penas do Poema em Dó Maior.
Linkada, permite?

Maíla Diamante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Desbunde disse...

meus caros, realmente foda. e essas são apenas algumas das situações pelas quais já passei ou presenciei. existem algumas outras como: "uai, sua mãe é branca e, portanto, vc não é negra".... E meu pai e toda a nossa ancestralidade??

sem contar os homens que preferem, em sua maioria, namorar com brancas e dizer que já pegaram aquela ou outra negra, mulata ou moreninha... são poucos os homens que assumem uma mão negra. é uma realidade que as mulheres negras enfrentam desde a infância!

sinceramente, esse texto foi um mero desabafo. não agüento mais! desde a última situação eu estava para explodir! Tomara que, um dia, realmente tenhamos uma nova sociedade, com novos valores, sem hipocrisia, sem servidão!

cansei! estou cansando...

muitos beijos e apertos de mãos

O Capitalista Hippie disse...

Ca, lembra do "Gordinho" amigo da Guga lá no DL????

rsrsrsrs

só não fala meu nome lá no meu!!!

lá é meu pseudonomia pra eu alucinar a vontade rsrsrsrs

BEijoooooooo

P.S. Não é ruim ser negra vai... As negras tem vaaaaaaaaaaarias qualidades que as branquinhas não tem rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

caramila,

este post é dedo na ferida aberta, que quem não é preto, ingenuamente/burramente, pensa que já cicatrizou.

eu já vinha borbnulhando na cabeça um post sobre ser negra. seu post fez avançar o meu. e assim, deixei um link do meu pro seu, senao se importa.
: )

o tema é o mesmo, mas a argumentação segue uma orientação estética.

http://numadessas.wordpress.com/2008/05/31/ser-preta/


bom q vc coloque o dedo na ferida. adoro.

Marcos Fernandes disse...

as beijadas foram as saborosas negrinhas. antes, um envolver de calores de mãos, os lábios a percorrer, subir, subir, subir do ombro ao lóbulo da orelha num ah prolongado e o beijo, uma trombada de lábios e dentes e línguas e babas e caralhos e bocetas a melar calhas e telhados.

jebar437 disse...

Credo, eu achava que isso não existisse mais.

Gostei do blog, depois volto com tempo p/ lê-lo todo.

=P

--
césar