domingo, 31 de julho de 2011

Sobre brigadeiros e outras delícias


31/07/11

Frágil. A vida vem tão frágil, que mal a percebemos. Cabe a devida atenção em anúncios fúnebres ou doenças repentinas. Mesmo sem conhecer tanto as pessoas que faleceram, é muito ruim receber notícias de mortes. Recebi três em uma semana. São momentos que paramos para pensar e respirar. Momentos de reconhecimento da vida. Momentos de beliscar o próprio braço e atestar a realidade.

Mesmo diante dessa necessidade irritante de valorizar a vida, também conseguimos seduzir o contraditório. Isso porque existem dias que acordamos com aquela sensação de não querer levantar e apenas dormir. Chamo isso de Síndrome Contemporânea de uma Vida nada Bela Adormecida. Talvez, os piores dias de um ser humano. Dias que não fazem sentido; dias que o sol não aparece; dias que acordar se torna um suplício; dias que vale chorar até dentro de um ônibus; dias que o celular é o pior inimigo; dias que nem a internet facilita; dias que nem um beliscão resolve.

Somos assim, contraditórios, frágeis, tristes, alegres, caminhando sem compasso no labirinto que existe entre a vida e a morte. Cabe a nós uma única habilidade: a clareza. Clareza para admitir o lado bom e o lado ruim da vida. Sim! A vida não é bela! Muito menos ruim! A vida é esse mais ou menos eterno. Só precisamos aceitar e viver da melhor forma possível cada momento, por mais que uma depressão seja realmente inspiradora. Aos 27 anos, posso dizer que aprendi algumas coisas: aceitação, respeito e sem essa de mitos para mortes aos 27.


Então, se o brigadeiro queimou, aproveite para começar uma dieta! E sabe por quê?

"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é" 
- Caetano Veloso em Dom de Iludir

Nenhum comentário: