terça-feira, 31 de março de 2009

Jornalistas e Jornalistas

Minhas queridas e meus queridos,

Nessa semana, estarei em Brasília defendendo a regulamentação da profissão do jornalista e acompanhando a votação da Lei de Imprensa no Supremo. Não conseguirei postar por esses dias...


Sobre as eleições do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Perdemos as eleições, mas tivemos um resultado histórico em nossa categoria. Sindicato não significa relação de amizade. Sindicato é pra lutar! Tivemos muitos apoiadores em Campinas, mas poucos sindicalizados, além do alto índice de abstenção dos colegas jornalistas na região, o que significa uma forte insatisfação com a atual diretoria. Continuaremos travando a luta pelos nossos direitos e pelo fortalecimento da categoria. Se você não é sindicalizado, é hora de se sindicalizar e convidar outros colegas! Sindicalizem-se jornalistas! Segue abaixo mensagem da Chapa 2 aos eleitores e apoiadores.

Aos nossos eleitores e apoiadores, muito obrigado!

Encerrado o processo eleitoral no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, nós, membros da Chapa 2, “Enfrentar a Crise, Sindicato é Pra Lutar!”, agradecemos a todos/as aqueles/as que confiaram na nossa disposição de luta e nosso Programa e apostaram na proposta de renovação do Sindicato. Não conseguimos vencer, mas reafirmamos nesta campanha a grande vitalidade da Oposição e o respaldo que continua a merecer na maioria das grandes redações.
Nesta eleição, 1.168 jornalistas tiveram seus votos validados.

A Chapa 2 recebeu 515 votos, 44% dos votos válidos. A Chapa 1, da situação, recebeu 653 votos, 56%.

Apesar da derrota, a Chapa 2 foi a mais votada na capital: somadas as urnas 1 (sede) e 2 a 6 (volantes), recebemos 303 votos, mais do que os 283 votos recebidos pela Chapa 1.
É um resultado histórico, que indica a existência de uma crescente insatisfação dos/as jornalistas com a apatia e o abandono que vitimam nosso Sindicato. Insatisfação que não se manifesta apenas nas redações, mas também é encontrada entre assessores/as de imprensa e colegas aposentados/as.

Nas regionais, bem como na urna de votos por correspondência, fomos derrotados. Mas vencemos em Bauru (34 x 19) e obtivemos resultados importantes em Piracicaba (14 x 15), Sorocaba (17 x 20) e Santos (43 x 78).

Continuaremos batalhando para fortalecer nosso Sindicato e dar-lhe um perfil combativo, capaz de defender a categoria da ganância dos patrões e de torná-lo um protagonista atuante na sociedade brasileira, em especial na luta pela democratização das mídias. Para tanto, a sindicalização de milhares de jornalistas é um passo indispensável.

Como temos feito ao longo dos últimos anos, procuraremos, com a ajuda da categoria, fiscalizar a diretoria eleita e exigir que cumpra seus compromissos de campanha, além de prestar os esclarecimentos necessários quanto a denúncias recentes que ainda não foram respondidas satisfatoriamente.

A todos os que nos apoiaram, reiteramos nosso muito obrigado!

Chapa 2, “Enfrentar a Crise, Sindicato é Pra Lutar!”

Nenhum comentário: