sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Solidariedade Cubana




“Nesta noite 200 milhões de crianças dormirão nas ruas do mundo. Nenhuma delas é cubana”, Fidel Castro.

UNICEF confirma: Cuba tem 0% de desnutrição infantil.

Hoje não há mais analfabetos em Cuba. Segundo o The World Factbook 2007[52], 99.8% da população cubana, acima de 15 anos, sabe ler e escrever.

Em Cuba 85% das famílias são donas de suas próprias casas - portanto não pagam aluguel - e os 15% restante pagam de aluguel 1 ou 2 dólares mensais.


Dados do Ministério de Saúde Pública cubano mostram que o país tem o menor índice de mortalidade infantil da América Latina. O número coloca Cuba em segundo lugar em todo o continente americano.

Estas informações mostram que o povo cubano tem a garantia de seus direitos: moradia, alimentação, saúde, educação e totalmente gratuitos. Nenhum direito é tratado como mercadoria e a prioridade é a sociedade, o coletivo. Para apoiar o sistema, a Associação Cultural José Martí-RJ (ACJM) se solidariza ao povo cubano e promove atividades, fóruns, encontros, convenções, envio de brigadas e estudantes brasileiros que queiram cursar Medicina.

Para iniciar esta nova década, a ACJM envia a XVII brigada sulamericana de solidariedade a Cuba, como tem feito anualmente. Como forma de contribuição ao povo cubano, a Associação em conjunto com o brigadistas faz uma campanha de arrecadação de material hospitalar, como gaze, band-aid, esparadrapo, luvas, etc.

Contribua você também! As doações podem ser feitas em dinheiro ou em material a ser entregue na própria associação, no endereço abaixo.

As doações podem ser feitas em dinheiro por meio da conta da própria Associação:

Banco Itaú, Ag. 6158-0
CC. 02346-2



ou material a ser entregue na própria Associação, no endereço: rua 13 de Maio, 23, salas 1623 e 1624.


Contatos:
Associação Cultural José Marti – RJ
Avenida 13 de maio, 23, salas 1623 e 1624 - Centro - CEP 20031-000
Comunidade no Orkut: Associação Cultural José Martí
acjm_rj@ig.com.br
Tel/Fax : (21) 2532-0557
http://josemartirj.webnode.com/


Ser solidário a Cuba significa ser solidário a todos os povos da América Latina rumo à libertação.


Um comentário:

Lunna disse...

Sempre que leio sobre Cuba fico com a imagem que eu tive quando lá estive e a realidade que eu vi não combina com os dados que você disponibiliza aqui. A realidade por lá é um povo que vive com pouco ou quase nada e que trata você como se fosse um Deus. Gosto do país e das pessoas, mas sou contra o sistema, se bem que sou contra a maioria dos sistemas que estão por aí. Beijos