segunda-feira, 21 de abril de 2008

LA SOLITUDE

LA SOLITUDE

"A solidão é o meu cigarro", Zeca Baleiro que embala sonhos....

Camila Marins - 21/04/2008

Ser sozinha. Talvez essa seja a tarefa mais difícil. Digo isso não por mim. Tudo bem, parece fácil, mas não é. Entrar em um restaurante, sentar-se à mesa, pedir um prato que está com vontade há semanas. E aí o garçom lhe diz: “Desculpe, esse prato só servimos para duas pessoas”. Ou então ir a uma festa e se deparar com ingresso caríssimo. No entanto, acompanhantes pagam meia ou têm um bom desconto. Experimente comprar flores para si mesma, muitos lhe perguntarão: “De quem ganhou essas lindas flores”. E, humildemente cabisbaixa, terá de responder: “De ninguém, eu mesma as comprei para mim”.

Algo que prezo bastante e é um dos maiores exemplos de observadores fatais é o bar. Há alguns dias havia acabado de sair do trabalho e, cansada, resolvi tomar uma cerveja. Sentei-me em um bar sozinha. Um bar que costumo freqüentar bastante, conheço os garçons e o gerente. Sentei-me, pedi uma cerveja e acendi um cigarro. E o previsível me abençoou. “Ué, veio sozinha hoje? O que está fazendo só?”, perguntou-me um dos garçons com aquele olhar de piedade sobre mim. Com a maior naturalidade respondi que estava tomando uma cerveja depois do trabalho e que esperava um amigo. Qual o problema de tomar uma cerveja sozinha? A cerveja não é o problema, e sim estar sozinha em um local público, principalmente em um bar. Uma metralhadora de olhares piedosos recaíram sobre mim. Olhares que gostariam de me forçar a crer de que eu era uma coitada. Ciente de tal intencionalidade, continuei ali, pedindo mais uma cerveja e ocupando mais lugares no cinzeiro. Sorrindo, sorrindo sempre, porque a noite neste dia estava linda.

Por fim, alguns amigos chegaram e continuamos a brindar a Lua e as estrelas. Uma amiga me diz que escreve para não falar sozinha. Eu escrevo porque gosto de ficar sozinha. Eu escrevo por um famigerado momento de miséria existencial. Eu escrevo por piedade. Piedade da solidão. Piedade de mim mesma. Afinal, “a solidão é o meu cigarro”. Ah, esqueci! Estou parando de fumar...


4 comentários:

Unknown disse...

Bravo!

PS - Tá convidada pra jantar...rs

O Desbunde disse...

Saravá! vou cobrar! rsrs
Como diria Caetano Veloso: "Então tá combinado"

Anônimo disse...

Me disseram que duas pessoas só são amigas quando conseguem ficar juntas, em silêncio sem se constranger.

Consgui há pouco tempo ficar em silêncio com o Karam.

beijo
Karam
PS. Posso colocar o seu Desbunde na minha lista de blogs amigos?

O Desbunde disse...

claro que pode querido Karam!
beijos