quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009



Identidad


"Necesito ser otro
para ser yo mismo.

Soy grano de roca
soy el viento que la desgasta
soy polen sin insecto
y arena que sustenta
el sexo de los árboles.

Existo, así, donde me desconozco
aguardando por mi pasado
recelando de la esperanza del futuro.

En el mundo que combato
muero
en el mundo que lucho
nazco".


Mia Couto - escritor Moçambicano -
Poema extraído do livro
"Diwán Africano - poetas de expresión portuguesa"
selección, traducción, prólogo y notas de Rogelio Martínez Furé

REPÚDIO E SOLIDARIEDADE

Os abaixo assinados – que guardam ainda a viva lembrança da dura e permanente violência desencadeada pelo regime militar de 1964 – manifestam seu mais firme e veemente repúdio contra a arbitrária e inverídica revisão histórica contida no editorial da Folha de S. Paulo do dia 17 de fevereiro último. Ao denominar de "ditabranda" o regime político existente no Brasil de 1964 a 1985, a direção editorial do jornal paulista insulta e avilta a memória dos milhões de brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do país. Assassinatos, perseguições, torturas, prisões iníquas, suicídios forjados e execuções sumárias foram crimes praticados sistematicamente pela ditadura militar vigente no período mais longo e sombrio da história política brasileira. O estelionato semântico expresso pela noção de "ditabranda" não é, pois, senão a fraudulenta noção forjada por todos aqueles que, de uma forma ou outra, se beneficiaram da suspensão das liberdades e direitos democráticos no pós-1964.

Nosso repúdio igualmente se manifesta, de forma firme e contundente, diante da "Nota de redação", publicada pelo jornal em 20 de fevereiro (p. 3), em resposta a duas cartas enviadas à seção "Painel do Leitor". Sem argumentos e razões, a Folha de S. Paulo investiu ataques ignominiosos, arbitrários e levianos à atuação de dois combativos acadêmicos e intelectuais brasileiros. Neste sentido, manifestamos nosso irrestrito apoio e solidariedade aos profs. Maria Victoria de Mesquita Benevides e Fábio Konder Comparato face às insólitas críticas pessoais e políticas que sofreram da direção editorial da Folha de S. Paulo por meio da infamante nota acima aludida.

Os professores Maria Victoria Benevides e Fábio Konder Comparato merecem o reconhecimento e o respeito de todo o povo brasileiro pela luta pertinaz e consequente em defesa dos direitos humanos. Assine em:

http://www.ipetitions.com/petition/solidariedadeabenevidesecomparat/index.html

A Folha de São Paulo em editorial do dia 17 de fevereiro a respeito do referendo na Venezuela, se referiu à ditadura brasileira como"ditabranda". Questionada por leitores e pelos professores MariaVictoria Benevides e Fábio Konder Comparato, ao invés de retratar-se e se desculpar prefiriu acusá-los de "cínicos e mentirosos" por supostamente não criticarem a ditadura em Cuba. É uma ofensa a todos os brasileiros que perderam seus direitos políticos por 20 anos e viram seus concidadãos serem torturados e assassinados pelo estado que esses fatos sejam relativizados numa escala de horrores que vai da diatadura à"ditabranda". Há diversas iniciativas de indíviduos solicitando que assinantes deste jornal cancelem a assinatura. Essa é mais uma delas. Abaixo seguem o editorial, as cartas dos professores e a ofensiva einaceitável resposta da Folha de São Paulo.

*Limites a Chávez* ***Apesar da vitória eleitoral do caudilho venezuelano, oposição ativa e crise do petróleo vão dificultar perpetuação no poder *O ROLO compressor do bonapartismo chavista destruiu mais um pilar do sistema de pesos e contrapesos que caracteriza a democracia. NaVenezuela, os governantes, a começar do presidente da República, estão autorizados a concorrer a quantas reeleições seguidas desejarem.Hugo Chávez venceu o referendo de domingo, a segunda tentativa de dinamitar os limites a sua permanência no poder. Como na consulta do final de 2007, a votação de anteontem revelou um país dividido. Desta vez, contudo, a discreta maioria (54,9%) favoreceu o projeto presidencial de aproximar-se do recorde de mando do ditador Fidel Castro. Outra diferença em relação ao referendo de 2007 é que Chávez, agora vitorioso, não está disposto a reapresentar a consulta popular. Agiria desse modo apenas em caso de nova derrota. Tamanha margem de arbítrio para manipular as regras do jogo é típica de regimes autoritários compelidos a satisfazer o público doméstico, e o externo, com certo nível de competição eleitoral.Mas, se as chamadas "ditabrandas" -caso do Brasil entre 1964 e 1985-partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas de disputa política e acesso à Justiça-, o novo autoritarismo latino-americano, inaugurado por Alberto Fujimori no Peru, faz o caminho inverso. O líder eleito mina as instituições e os controles democráticos por dentro, paulatinamente. Em dez anos de poder, Hugo Chávez submeteu, pouco a pouco, o Legislativo e o Judiciário aos desígnios da Presidência. Fechou o círculo de mando ao impor-se à PDVSA, a gigante estatal do petróleo. A inabilidade inicial da oposição, que em 2002 patrocinou um golpe de Estado fracassado contra Chávez e depois boicotou eleições, abriu caminho para a marcha autoritária; as receitas extraordinárias do petróleo a impulsionaram.

Como num populismo de manual, o dinheiro fluiu copiosamente para as ações sociais do presidente, garantindo-lhe a base de sustentação. Nada de novo, porém, foi produzido na economia da Venezuela, tampouco na sua teia de instituições políticas; Chávez apenas a fragilizou ao concentrar poder. A política e a economia naquele país continuam simplórias -e expostas às oscilações cíclicas do preço do petróleo.O parasitismo exercido por Chávez nas finanças do petróleo e do Estado foi tão profundo que a inflação disparou na Venezuela antes mesmo da vertiginosa inversão no preço do combustível. Com a reviravolta na cotação, restam ao governo populista poucos recursos para evitar uma queda sensível e rápida no nível de consumo dos venezuelanos. Nesse contexto, e diante de uma oposição revigorada e ativa, é provável que o conforto de Hugo Chávez diminua bastante daqui para a frente, a despeito da vitória de domingo.

*Ditadura*"Golpe de Estado dado por militares derrubando um governo eleito democraticamente, cassação de representantes eleitos pelo povo, fechamento do Congresso, cancelamento de eleições, cassação e exílio de professores universitários, suspensão do instituto do habeas corpus, tortura e morte de dezenas, quiçá de centenas, de opositores que não se opunham ao regime pelas armas (Vladimir Herzog, Manuel Fiel Filho, porexemplo) e tantos outros muitos desmandos e violações do Estado de Direito. Li no editorial da *Folha* de hoje que isso consta entre "as chamadas ditabrandas -caso do Brasil entre 1964 e 1985" (sic). Termo este que jamais havia visto ser usado. A partir de que ponto uma "ditabranda", um neologismo detestável e inverídico, vira o que de fato é? Quantos mortos, quantos desaparecidos e quantos expatriados são necessários para uma "ditabranda" ser chamadade ditadura? O que acontece com este jornal?É a "novilíngua"?Lamentável, mas profundamente lamentável mesmo, especialmente para quem viveu e enterrou seus mortos naqueles anos de chumbo.É um tapa na cara da história da nação e uma vergonha para este diário."*SERGIO PINHEIRO LOPES* (São Paulo, SP)*Nota da Redação* - Na comparação com outros regimes instalados na região no período, a ditadura brasileira apresentou níveis baixos de violência política e institucional."Mas o que é isso? Que infâmia é essa de chamar os anos terríveis da repressão de "ditabranda'? Quando se trata de violação de direitos humanos, a medida é uma só: a dignidade de cada um e de todos, sem comparar "importâncias" e estatísticas. Pelo mesmo critério do editorial da Folha, poderíamos dizer que a escravidão no Brasil foi "doce" secomparada com a de outros países, porque aqui a casa-grande estabelecialaços íntimos com a senzala -que horror!"*MARIA VICTORIA DE MESQUITA BENEVIDES* , professora da Faculdade deEducação da USP (São Paulo, SP)"O leitor Sérgio Pinheiro Lopes tem carradas de razão. O autor do vergonhoso editorial de 17 de fevereiro, bem como o diretor que o aprovou, deveriam ser condenados a ficar de joelhos em praça pública e pedir perdão ao povo brasileiro, cuja dignidade foi descaradamente enxovalhada. Podemos brincar com tudo, menos com o respeito devido à pessoa humana."*FÁBIO KONDER COMPARATO* , professor universitário aposentado e advogado(São Paulo, SP)

*Nota da Redação* - A *Folha* respeita a opinião de leitores que discordam da qualificação aplicada em editorial ao regime militar brasileiro e publica algumas dessas manifestações acima. Quanto aos professores Comparato e Benevides, figuras públicas que até hoje não expressaram repúdio a ditaduras de esquerda, como aquela ainda vigente em Cuba, sua "indignação" é obviamente cínica e mentirosa.

A delicadeza do Belo



Assistam"Vermelho como o céu". Sutil, delicado e muito sensível. Uma palavra define o filme: BELO! BELÍSSIMO!



domingo, 22 de fevereiro de 2009

Saúde em Cuba

Farmácia em Caimito - remédios custam aproximadamente centavos de reais...


Dignidade! É o que nós, brasileiros, pedimos!

"Juntar-se, esta é a palavra do mundo", José Martí

Ir a Cuba e ir ao médico é quase uma obrigação. Não que seja necessário ficar doente, mas foi exatamente o que ocorreu comigo e tive toda a assistência garantida. Remédios, consulta e, podem acreditar, pós-atendimento! Durante as duas semanas que estive fora da brigada pude conversar com muitos estudantes da ELAM (Escola Latino-americana de Medicina). E, nestes diálogos, descobri muita coisa interessante. Em Cuba, há um médico por quadra. Não há filas, espera ou qualquer negligência com o paciente.

Meu amigo Vitor, estudante brasileiro no 5º ano de medicina, contou-me que a medicina na Ilha divide-se em cinco pilares:

- Médico da família (atendimento primário);
- Policlínico (atendimento secundário);
- Hospital;
- Reabilitação;
- Processo de inclusão na sociedade.

Geralmente, um médico da família tem, no máximo, 150 pacientes. E esse valor não é diário, é o total! O atendimento ocorre das 8h30 até às 12h e das 13h às 16h. A partir deste atendimento, o médico encaminhará o paciente a um policlínico (um posto de saúde) onde será consultado por um especialista. O médico da família atende aos mesmos pacientes e tem acesso ao histórico de saúde deles. “Eu nunca vi fila no hospital. Nunca vi mais do que cinco pessoas esperando e, mesmo assim, são atendidas rapidamente”, afirmou Vitor.

É impressionante a qualidade do atendimento, a preocupação com o ser humano, são valores completamente diferentes daqueles que estamos acostumados a ver. Existe dignidade! Ao contrário do que, infelizmente, assistimos em nosso País: filas quase intermináveis, pessoas desmaiando pelos corredores por falta de assistência e horas para o atendimento. Isso é inadmissível em Cuba e é maravilhoso presenciar esse atendimento.

E as condições dos hospitais e policlínicos são as melhores: não falta leito, os aparelhos são de última tecnologia e os remédios e materiais são de ótima qualidade. Também questionei quanto à saúde da mulher. Há hospitais especializados em ginecologia e obstetrícia e a maioria dos partos são normais, porque, segundo Vitor, há prioridade para a saúde da mulher. A mãe recebe toda a explicação de como cuidar de um bebê e permanece internada por 48 horas. Eu tenho uma amiga que mora no Sul de Minas e quase perdeu seu bebê na rede pública porque não lhe orientaram sobre a amamentação do bebê. O índice de mortalidade infantil em Cuba é praticamente nulo. Quanto aos idosos, o governo oferece o serviço de trabalhadores sociais que os acompanham e os auxiliam no dia-a-dia.

O salário mínimo de um médico recém-formado é de US$ 25. E aqui no Brasil, temos médicos trabalhando no sistema privado ganhando mais de R$ 5mil, enquanto a rede pública explode de pacientes e negligência do Estado. Recomendo às pessoas o documentário de Michael Moore “SOS Saúde”. Confesso que me emocionei com as cenas de Havana. Dignidade! Este sim é um direito prioritário!


Pílula depois de amanhã


I - Pílula depois de amanhã

Sentiu-se só e nem ao menos sabia quem era e, de repente, mal conseguia escrever sobre si. Pesadelos seduziam entre lençóis e nos ouvidos apenas piadas de mau gosto assombravam e nem ao menos sabia quem era. Cansou-se de cantar subversão aos fracos. A inércia corria como cianeto em veias corrompidas. Que terra é essa? O que é isso? E nem ao menos sabia quem eram seus irmãos. Cisco nos olhos? Ou quem sabe anistia? Olha! Olha! Lá se vai mais um navio negreiro pelo velo das ocorrências malditas. E a morte atormentada por pensamentos... Espera! Um flash, quem sabe uma manchete?! E a corrupção lhe estende o tapete vermelho. NÃO! NÃO! Não ultrapasse a linha. Não vá além da estrela! Recue! Recue e mantenha-se em pé meu irmão! Meu irmão? Há flores ao seu redor e elas choram espinhos pelos quintais da senzala. Palavras perdem-se no pleonasmo da perdição e nem ao menos sabia quem era... Eu não sei e o mundo é tão grande! Ah! O mundo e suas rotações de um Pequeno Príncipe. Preocupe-se com essa pornografia barata. Preocupe-se com esse latifúndio disperso entre grãos e cana. Preocupe-se com a exploração desenfreada. Preocupe-se com as mulheres nas esquinas. Preocupe-se com a opressão e o tapa na cara. Preocupe-se com as crianças batendo nos vidros dos carros. E quem é culpado agora? Tentam lhe confundir, mas vozes gritam a insistência do inimigo e arrancam pelas entranhas a mais-valia garantida.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Declaracción Final de la XVI Brigada Suramericana de Trabajo Voluntario y Solidaridad con Cuba


Como muitos sabem participei da XVI Brigada Suramericana de Trabalho Voluntário e Solidariedade com Cuba. Foram duas semanas intensas de muito aprendizado. Cheguei duas semanas antes da Brigada e também pude explorar ainda mais a Ilha. Quase um mês de muita solidariedade, esperança e consciência! Hasta la victoria siempre! Logo abaixo segue declaração redigida em conjunto com outros países participantes da Brigada: Chile, Argentina, Paraguai, México, Bolívia, Uruguai.

Declaracción Final de la XVI Brigada Suramericana de Trabajo Voluntario y Solidaridad con Cuba

(Del 26 de enero al día 8 de febrero del 2009 )



En los 50 años de Triunfo de la Revolución Cubana, los 281 brigadistas de la XVI Brigada Suramericana de Trabajo Voluntário y Solidaridad con Cuba provenientes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México, Paraguay y Uruguay, después de haber participado en las actividades y tareas solidárias y voluntárias com el pueblo cubano y confirmando lo expressado por Fidel que “revolución és sentido del momento histórico, és cambiar todo lo que deba ser cambiado “, afirmamos :

• Que la Revolución Cubana há cumplido com el programa del Moncada.
• Que la Revolución Socialista de Cuba ha inspirado transformaciones profundas en toda Latinoamérica, ejemplo de ello constituyen los 10 años de la revolución Bolivariana de Venezuela , la Revolución Democrático Cultural Boliviana, legitimada com la reciente reforma constitucional aprobada com el 61% de votos nacionales, los cambios profundos que tienen lugar em Ecuador, los ya 25 años del lucha del Movimento de Trabajadores sin Tierra, así como también la construcción de nuevas alternativas de poder antimperalistas que nuestros pueblos llevan adelante.
• Que la Alternativa Bolivariana par las Américas (ALBA), posibilita fortalecer los lazos de integración y soberania, más allá de lo econômico, em toda Latinoamérica y el Caribe.

Visitar Cuba como brigadistas en este evento nos permitió conocer y comprender la realidad cubana, convivir com las condiciones estructurales del hermano país y, portanto, observar que los avances, mejoras y posibilidades de acceso a la salud, educación, ciência, tecnologia y calidad de vida son notables y ejemplares para toda Latinoamérica y el mundo. Estos logros se engrandecen ante nosotros al conocer las adversas condiciones en que Cuba los ha materializado debido al bloqueo económico que sufre la Isla por parte del gobierno de Estados Unidos desde prácticamente el inicio de su vitoriosa revolución, hace ya cinco décadas. Este injusto, inhumano e genocida bloqueo también avasalla la soberania de nuestros pueblos al imponernos em ocasiones aquel gobierno el no estabelecimiento de relaciones comerciales ó de outra índole com Cuba.

Escenario que debe ser considerado particularmente es la crisis econômica que atraviesa el império del Norte, así como el discurso abiguo que su nueva administración enarbola com relación a Cuba y a nuestra región em general.

Por todo ello, este XVI Contingente Suramericano solidário com Cuba exige:


• El cese dela violación de los derechos humanos hacia Cuba y Latinoamérica.
• El cese del bloqueo económico y de todo tipo por parte del gobierno de Estados Unidos hacia Cuba, com la observación de permanecer alertas y no confundirnos ante el levantamiento de algunas restricciones econômicas del govierno de Obama hacia Cuba, evitando com ello la desmovilización del Movimiento Mundial de Solidaridad com Cuba.
• La libertácion de los Cinco Heroes Cubanos Prisioneros del Império, símbolos de lucha contra el terrorismo de estado que el govierno estadounidense desarrolla, otorgándoles el grado de Héroes latinoamericanos. En este sentido, contribuir com el envio de informacion sobre el caso a nuestros homólogos profesionales,de trabajo u otros em dicho país a fin de crear em esa sociedad um estado de opinión favorable que revierta el actual estado de la causa y ponga fin a este injusto encarcelamiento de diez años.
• El fin del atropello a la soberanía de Cuba y de nuestros países mediante el levantamiento de la Base Militar de Guantánamo, y de las bases militares em Latinoamérica.
• La no persecución a los emigrantres latinoanos.

El cese de la intromisión de las embajadas norteamericanas en los asunntos internos de nuestros países.

Em consecuencia com lo anterior, la XVI Brigada Suramericanas, subraya, enseñanza de su Comandante em Jefe Fidel Castro, la Batalha de Ideas que el pueblo cubana desarrola no solo em su território sino también mundialmente, comprometiéndose a:

• Trabajar por la internacionalización de los lazos solidários militantes, tomando como ejemplos los programas cubanos de colaboración educativo y oftalmollógico YO SÍ PUEDO y la operación Milagro, los cuales han cambiado la realidad latinoamericana y Caribeña.

• Incorporarnos volutariamente al Movimiento de Solidaridad com Cuba y com otros paises latinoamericanos para promover , difundir y llevar a la práctica acciones que impliquen um compromiso transformador em nuestro continente. Entendiendo que la solidariedade s u hecho político y construyendo revolución em nuestros países.

- Promover la participación en Brigadas solidárias com Cuba, así como aproyar su organización em nuestros respectivos países em coordinación com el Movimiento solidário com la isla.

• Formarnos em los pricipios revolucionários, teniendo como referencia la unidad del pueblo cubano para apoyar fundamentalmente las prácticas solidárias y políticas com Cuba y latinoamérica y el mundo.

- Conocer y difundir em nuestros paises las problemáticas y condiciones de vida que atraviesa Cuba, assumiendo uma posición crítica-constructiva.

.Conocer y difundir y controlar el cumplimiento de los acuerdos que los gobiernos realizan com Cuba.

• Finalmente, nos comprometemos a luchar contra el imperialismo, la deshumanización y explotación de hombres, mujeres y ninos em cualquier tiempo y lugar, es decir por la construcción del socialismo, guiados por el ejemplo siempre presente de Ernesto Che Guevara, su ideário, y el de nuestros próceres pátrios.

Hasta la Victoria Siempre!
Campamento Internacional Julio Antonio Mella Caimito, província Habana, 6 de febrero del 2009.


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Falando sobre transportes...

Mal chego a Campinas e deparo-me com a seguinte placa: “Tarifa de ônibus: R$2,50”. Este é o valor mais alto em relação às outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em tempos de crise e desemprego na região, o governo do Dr. Hélio aumenta em 8,7%, enquanto os trabalhadores perdem seus empregos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o transporte é o terceiro gasto em um orçamento familiar. Ir e vir custa R$ 5,00 por dia. R$ 140 por mês, isso se a pessoa utilizar transporte público todos os dias.

Com justificativas que variam entre: aumento dos preços do combustível e dos pneus e até aumento do salário dos trabalhadores, o reajuste foi realizado no dia 18 de janeiro, uma data bem propícia, depois de tantas promessas e ilusões vendidas nas propagandas eleitorais. Campinas tem um transporte público de péssima qualidade. Ônibus lotado, filas em terminais e bairros sem linhas disponíveis e todo aumento vem acompanhado de promessas de melhoria. No entanto, sabemos que não é bem isso que acontece. Depois de assinar um contrato que dura 20 anos com os empresários de ônibus, a prefeitura de Campinas precisa garantir o lucro das empresas de alguma forma.

Dr. Hélio se esconde atrás do bilhete único. Não se esqueçam que o grande mote de campanha do atual prefeito em sua primeira eleição foi o bilhete único de duas horas que, hoje, funciona apenas com uma hora. Outro fato a ser lembrado refere-se ao Orçamento Municipal. Parlamentares do PSOL denunciaram durante dois anos a retirada de mais de R$46 milhões da Assistência Social (2006-2008) para as mãos dos empresários de ônibus. Além do perdão da dívida tributária milionária que as empresas tinham com a cidade. E ainda vem um aumento?

Conheço gente que caminha do bairro Nova Europa até o Centro e até mesmo do Ouro Verde ao Centro, por falta de dinheiro. Lembrei-me do documentário “Eles não vão à Daslu” que retrata o cotidiano de dois catadores de lixo em Campinas. Puxando seu carrinho por ruas estreitas de terra, próximo ao Terminal Central, Júlio diz: “Gostaria tanto de levar meu filho para ouvir a Sinfônica ou a um teatro. Mas como vou levá-lo se nem o dinheiro do ônibus eu tenho? A minha família precisa comer”. Ele vai mais além e cita uma música dos Titãs: “A gente não quer só comer, quer balé, diversão e arte”.

Pergunto-me: “Quem são os que mais precisam do governo Hélio?”. Já que seu lema de campanha sempre foi: “Primeiro os que mais precisam”. Chega de dar dinheiro aos empresários. Municipalização do transporte já!

Ato II

Falando em transportes... Depois de uma reprovação, desentendimentos com instrutor e dúvidas sobre idoneidade da auto-escola, finalmente, passei na prova da auto-escola! Meu processo de aprendizado foi muito conturbado, devido aos fatos nebulosos em relação ao Centro de Treinamento (CT) que foi fechado pelo Ministério Público. O CT nada mais era do que um elefante branco: um espaço que reunia todas as auto-escolas para realizarem aulas práticas, além dos exames. Resultado: superlotação e lucro. Havia um único espaço para treinar manobras como a baliza e, conseqüentemente, a fila se estendia por muitos e muitos metros. Havia dia que passávamos uma aula inteira (50 minutos) esperando na fila. Quem estaria interessado nisso? O aluno não consegue aprender no tempo estipulado e é praticamente obrigado a pagar aulas extras.

Agora tudo voltou como era antes. Cada auto-escola está em um espaço determinado na cidade. É claro que não dá para agradar gregos e troianos, porque, por exemplo, os moradores do Taquaral não gostaram nada da idéia, assim como qualquer outro morador de outro bairro não gostará. Enfim, a continuidade do CT significaria o poder da máfia das auto-escolas que todos nós já conhecemos.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

As moedas de Cuba

As moedas de Cuba

“Cuba é um país de 3º Mundo com índices sociais de 1º Mundo”, afirmou a professora de economia, Nidia Alfonso.

São duas as moedas que correm pela Ilha: o peso cubano e o CUC (peso convertível). A primeira é mais usada pelos cubanos, até porque, os turistas têm um limite para conversão e também para utilização.

1 CUC = 24 pesos cubanos
1 Euro = uma variação de 1.14 a 1.16 CUC’s (enquanto eu estava em Cuba)
1 CUC = 0,80 de dólar

É muito mais compensador levar euros do que dólares. Mas também é preciso pesquisar, pois, enquanto eu estava em Cuba, o dólar canadense estava desvalorizado em relação ao dólar e a taxa de conversão muito boa. A existência de duas moedas, infelizmente, vem criando uma elite no país e Mayde’, personagem abaixo é um exemplo. Supérfluos como desodorante, xampu, papel higiênico são vendidos em CUC nos supermercados e não são nada baratos. Isso porque, para estes produtos chegaram até o consumidor existe muita dificuldade devido ao bloqueio norte-americano e aquilo que chega até Cuba tem um preço bem alto.

A alimentação dos cubanos é garantida pela “libreta”, um caderno no qual cada cubano tem uma cota de alimentos doados pelo governo mensalmente. Roupas, sapatos e utensílios também são vendidos em CUC. Livros, remédios, educação, saúde são garantidos pelo governo. O que observamos em Cuba hoje é a ascensão de uma certa elite que ganha o salário em CUC de forma clandestina, pois trabalha para estudantes ou turistas, seja como doméstica, fotógrafo, artesanato, motorista ou até mesmo alugando suas casas para estudantes (uma média de 300 dólares mensais). Portanto, ganham muito acima daquilo que muitos cubanos ganham de 10 a 25 dólares aproximadamente, dependendo da função. Apenas pessoas que exercem tarefas diplomáticas ou para o governo ganham um pouco a mais.

Devido ao forte turismo existente em Cuba, aquelas pessoas que trabalham diretamente com turistas recebem muitas gorjetas. É comum ir aos locais e ser surpreendido por algum trabalhador pedindo uma gorjeta. Às vezes nem pedem, ficam com o troco da sua conta. A orientação é: não dê gorjetas. Talvez não te atendam bem, porque, em muitos lugares, paga-se antes de consumir, mas diga que é brasileiro que o bom atendimento retorna. Eles adoram os brasileiros, por causa das novelas e sabem que não somos como os outros turistas, nos tratam como ‘hermanos’.

O mais interessante disso tudo é que quase não se vê mendigos pelas ruas. Aliás, eu só vi uma vez. Um amigo brasileiro, estudante da ELAM, contou-me que, em cinco anos vivendo em Cuba, só viu dois mendigos. Se fosse no Brasil, praticamente, em cada esquina, teríamos algum pedinte em situação sub-humana. Os direitos são garantidos em Cuba: saúde, educação, moradia, cultura. E, por outro lado, os cubanos lutam todos os dias pelo fim do bloqueio.

A existência de duas moedas com valores tão discrepantes é uma das principais reclamações dos cubanos que lutam pela unificação da moeda. Participei de uma palestra sobre Economia Cubana com a professora Nidia Alfonso, realizada no acampamento Julio Antonio Mella, no município de Caymito, localizado a 40 Km de Havana e a principal dúvida dos participantes foi em relação às moedas. A professora fez uma contextualização histórica desde a época dos espanhóis e iniciou sua palestra com a seguinte frase:

“Cuba, assim como os outros países, tem um dominador comum. E não me refiro a denominador”.

Quanto à diferença das moedas, ela foi sucinta, restringindo-se à seguinte resposta:

“O governo já estuda a criação de uma única moeda, mas ainda é difícil uma solução para a nossa economia”.

E nada mais. Mesmo questionada diversas vezes, a professora se ateve a essa explicação e apontou diretrizes para o futuro: resistência ao bloqueio, pois não acreditam no fim dele, mesmo com a eleição de Obama; defesa e construção do socialismo; reinserção na economia mundial; elevação do bem-estar dos cubanos; desenvolvimento dos índices sociais já alcançados e diversificação da economia. Nidia ainda disse que Cuba é um país de 3º Mundo com índices sociais de 1º Mundo e citou algumas fontes de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) entre 2007-2008:

- Serviços profissionais: saúde, educação;
- Produtos tradicionais: tabaco, níquel, cítricos, turismo, biotecnologia, informática.

Algo que desestabiliza a economia cubana são os furacões freqüentes. É comum andar pelas ruas de Havana e não encontrar qualquer iluminação, até mesmo nas estradas e nos municípios. Cuba é um dos países com melhores índices de defesa civil e poder de evacuação rápida, mas é muito cara a reparação dos danos. Alguns cubanos me contaram que, geralmente, não morre ninguém durante os furacões, apenas se acontece algum acidente. E se as pessoas não respeitam as regras de evacuação, recebem uma multa e são levadas ao abrigo.

Mesmo com tantas dificuldades, Nidia diz que não há uma receita econômica no socialismo e Cuba passa por situações muito peculiares que impedem seu desenvolvimento. “O socialismo não se faz em um único país, precisamos lutar juntos”, finalizou a professora.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mayde’ Barrio – A esperança não morre jamais



Mayde’ Barrio – A esperança não morre jamais



38 anos, nascida em 15 de agosto de 1970, técnica em finanças, operadora de micro-computador, formou-se na faculdade Obrera-campesina. Entre as contradições de uma elite e a certeza da soberania de uma pátria



- “E este é o quarto da empregada”
- “Como?” – perguntou Mayde’
E o rapaz lhe explicou que se ela morasse na casa aquele seria o seu quarto, porque assim denominávamos no Brasil.

- “Eu não sou empregada, sou trabalhadora” – ela contestou.


Mayde’ é uma mulher de 38 anos que tem duas filhas, a mais velha estuda para ser militar e fica em acampamentos que, por coincidência, no mesmo município do acampamento da minha brigada, em Caymito. Sua filha mais nova ainda está na escola e é muito doente, pois tem asma e outros problemas respiratórios e alérgicos. Já trabalhou como secretária no Ministério de Saúde Pública, em finanças de salões de beleza e outros escritórios e, hoje, exerce o trabalho doméstico clandestino em uma casa e faz as unhas das mulheres nos horários vagos. Quando digo clandestino, leia-se proibido! Ganha 50 dólares por mês, dois dólares por dia de trabalho e quando trabalhava para o governo ganhava dez dólares mensais. Mayde’ contou-me que com apenas dez dólares não conseguia ajudar em sua casa. Seu marido faz sandálias para vender e também não ganha muito.

“ – Minha filha estuda no acampamento militar e tenho que comprar muitas coisas que não posso comprar em moeda nacional, apenas em CUC (equivalente ao dólar, mais ou menos, depois explico em outro texto). Além de roupas, sapatos, desodorante, absorvente. Camila, você já ficou sem desodorante, absorvente, xampu e até sem sabonete?”

Neste momento, envergonhei-me e fez-se o silêncio. Mayde’ começou a me ajudar com o almoço. Fez o arroz em uma panela elétrica, sem cebola, sal ou alho. Sem qualquer tempero. Eu não entendia aquilo. Depois que fui a um agro (típico mercado cubano) e vi os preços dos temperos entendi. Para nós é muito barato, mas, para os cubanos nem tanto. Decidimos fazer strogonoff de frango. Quando fomos ao supermercado comprar os ingredientes quase desistimos. Quatro dólares a lata de creme de leite! Então, um amigo encontrou um leite evaporado bem mais barato que causava o mesmo efeito. Carne nem pensar, quase não encontrávamos para vender, apenas em restaurantes e, mesmo assim, caríssimo. Dá-lhe frango no strogonoff. Mayde’ ficou ali a observar cada passo da receita, nunca havia provado este prato. E eu lhe contei que no Brasil temos o costume de fazer com carne e ela me falava sobre a enorme falta de carne na Ilha.

“ – Listo (pronto, em espanhol)!” – disse às pessoas da casa.

Mayde’ provou e aprovou. Afirmou que ia fazer para suas filhas. Disse-lhe para comer mais e ela negou, explicando que, na época que trabalhava para o governo, era muito gorda, devido ao sedentarismo no escritório. Só emagreceu depois que começou a trabalhar nas casas. Algo que me comoveu bastante em Mayde’ é a sua força de vontade. Trabalha de segunda a sexta como doméstica, faz unha nos horários vagos e ainda faz todo o serviço de casa. Infelizmente, a dupla jornada de trabalho da mulher não é reconhecida. A mulher tem direitos, postos de trabalho e salários iguais aos de um homem, mas não tem a dupla jornada de trabalho reconhecida.

Quando perguntei a Mayde’ o que pensava sobre o governo cubano, ela me respondeu:

- “Camila, eu nasci e vivi na revolução. Não mudaria o governo jamais!”

E lá se foi Mayde’ pelas escadarias do prédio, entre as contradições de uma elite e a certeza da soberania de uma pátria.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Contradicciones de una telenovela brasileña que habla de la corrupción. Lo corrompe en silencio


Episódio I – Contradicciones de una telenovela brasileña que habla de la corrupción. Lo corrompe en silencio

10/02/2009

Voltar de Cuba não é nada fácil e, depois quase um mês, sinto-me verdadeiramente cubana. De corpo e alma. Os próprios cubanos costumam dizer: “Su patria es mi patria y, por tanto, somos hermanos”. Agora que estou em casa, no Brasil, sinto-me deprimida, triste e vazia, porque meu desejo é morar na Ilha. Não apenas com aquele sentimento romântico, mas também com críticas prontas para contribuir para a construção e consolidação do socialismo. Bem, deixemos de lamentações e iniciemos os relatos. Hoje, começo a escrever sobre as experiências vivenciadas, reflexões, depoimentos de um país extremamente solidário, amável e demasiadamente parecido com o nosso Brasil. Serão muitos textos distribuídos ao longo do tempo sobre: bloqueio, política, curiosidades, mulheres, homens, crianças, sexo, alimentação, direitos, saúde, comunicação e muito mais. Foram duas semanas iniciais de convivência direta com cubanos e estudantes e mais duas semanas na Brigada Suramericana.

Cheguei no dia 14 de janeiro. Viajei só. Solamente yo y nada más. Pisei em solo cubano por volta da uma da manhã. Sobrevoei a Ilha noturna. Escura e silenciosa. Apenas alguns pontos e focos de iluminação que, mais tarde, eu viria a entender o porquê. Quando desembarquei no aeroporto tive a certeza de estar em Cuba: tudo vermelho, muito vermelho e bandeiras de países penduradas no teto. Já no raio-X um cubano me pergunta: “É brasileira?”. E eu respondo que sim e novamente ele: “Me encanta la novela brasileña”. Pelo jeito, ser brasileira estava estampado em minha face. Portanto, falemos desta primeira impressão, quiçá a mais óbvia: as novelas brasileiras em Cuba.

“Mulheres Apaixonadas”, novela brasileira transmitida três vezes por semana e já estava em seus últimos capítulos. Um amigo, estudante brasileiro da Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), liga a TV para assistirmos o discurso de posse de Barack Obama e, até então, nenhuma palavra sobre Cuba. Sobre o bloqueio escreverei depois em um outro texto. Após o discurso de Obama, alguns comerciais educativos como se fossem o “Telecurso 2000” daqui do Brasil, não existe propaganda de produtos ou de consumo e sim campanhas de cidadania, educação, segurança, entre outros assuntos de real interesse público. Agora sim, abertura da novela em espanhol com outra música, alguns nomes de personagens substituídos, mas a história a mesma. Quando a trilha da novela começa, a cubana Yaile desce correndo as escadas. Ansiosa, senta-se ao meu lado e pergunta-me sobre a novela. Eu já havia assistido e era o episódio do enterro de Fred. Yaile contou-me que o queridinho da novela era Marcelo Antony e podem acreditar, as cubanas andam com camisetas estampadas com seu rosto pelas ruas. Contou-me também que outro galã que ganhou o coração das cubanas foi Fábio Assunção. Mais e mais camisetas. Yaile perguntou sobre a vida deles e contei-lhe sobre os últimos escândalos dos atores que estiveram envolvidos com drogas. Ela resistiu a acreditar. A novela continuava.

Depois da novela, eu, Yaile (Cuba), Victor (Brasil) e Carlos (México) saímos para tomar umas cervejas e jogar bilhar. Voltamos para casa e começamos a debater sobre o sistema. Yaile, namorada de Carlos, mexicano estudante de Medicina, sentou-se ao meu lado e eu lhe contava como era o capitalismo. Fome, crianças nas ruas, violência, drogas e nada disso existia em Cuba.

- “Yaile, vocês têm dignidade e direitos garantidos. Eu e meus irmãos brasileiros não temos isso. Eu troco as festas, as cervejas por dignidade. É só isso que eu peço” – lhe disse.

- “Camila, você sabe o que é viver com vinte dólares por mês?”, perguntou-me Yaile que trabalha em um laboratório de um hospital.

E então nos perguntamos:

“O que é liberdade?”

A novela se acabou.